sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Explosões em turbina levam pânico a passageiros de voo Rio-Teresina da Gol


Os 129 passageiros do voo 1570, da companhia aérea Gol, que ia do Rio de Janeiro para Teresina, viveram momento de pânico na madrugada desta terça-feira (4). Por volta de 1h40, duas fortes explosões foram percebidas na turbina do lado direito da aeronave durante o voo.

O problema obrigou o comandante a fazer um pouso de emergência no aeroporto de Salvador. O incidente foi confirmado pela empresa, que, por segurança, substituiu a aeronave para complementar o trajeto.

O voo saiu do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, à 0h20 e deveria chegar às 4h20 na capital piauiense. Segundo o administrador de empresas Sandro Augusto Silva, 32, que estava na aeronave, o barulho das explosões foi ouvido por todos os passageiros e causou pânico.

“Foram duas explosões muito fortes, que fizeram o avião perder potência. Depois disso percebemos que o piloto ainda tentou realizar os procedimentos de protocolo, mas não teve jeito, e fizemos o pouso”, disse Silva.

De acordo com o administrador, passageiros chegaram a passar mal com o barulho de explosões e a informação, em seguida, de pouso de emergência. “Foi uma situação que não desejo a ninguém, de muito medo. O piloto apenas disse que o avião estava com problemas técnicos e que faríamos um pouso de emergência em Salvador.”

Ainda segundo o passageiro, após o pouso de emergência a saída dos ocupantes da aeronave demorou 40 minutos. “O Corpo de Bombeiros estava na pista quando chegamos. Quando descemos, o avião já estava com a asa coberta por uma lona, o que nos impediu de ver o que tinha ocorrido na turbina. Mas deu para perceber que o problema no voo causou danos à fuselagem.”

“Pouso normal”
Em nota encaminhada ao UOL Notícias, a companhia aérea Gol confirmou que a aeronave “teve o seu trajeto alterado por precaução” e “pousou normalmente” às 3h56 no aeroporto Internacional de Salvador.

Segundo a empresa, o comandante do voo optou pelo pouso “após verificar uma diminuição de potência em um dos motores.” A Gol garantiu ainda que, apesar do relato de pânico dos passageiros,“em momento algum a operação esteve sob risco.”

A Gol disse ainda lamentar pelo “desconforto” aos passageiros, mas garantiu que prestou todo o atendimento necessário aos clientes, conforme o que determina a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). “A segurança de seus clientes e colaboradores é item prioritário em sua política de gestão”, informou a empresa.

Por conta do problema, a empresa providenciou uma outra aeronave, que deixou o aeroporto internacional de Salvador às 5h15 com destino à capital do Piauí. “Chegamos a Teresina às 6h50, sem nenhum problema nesse voo, e com todos mais calmos”, informou o passageiro Sandro Augusto Silva.

Fonte: Via Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário