A Boeing planeja remotorizar o avião 737 dentro de três a quatro semanas. A decisão final está sendo tomada com base no tamanho do motor Leap-X CFM Internacional, que será uma nova variante exclusiva de motor para equipar o avião, disse o CEO da Boeing Commercial Airplanes, Jim Albaugh.
“Há uma decisão crítica que estamos tomando, devemos demorar de três a quatro semanas para decidir isso. O tamanho do motor é um fator limitante. Temos quatro opções para decidir”, disse Albaugh durante a conferência na qual a American Airlines anunciou a compra de 460 aviões, sendo 260 da Airbus e 200 do modelo 737 da Boeing, sendo 100 deles na versão remotorizada, que promete ser entre 12% e 15% mais eficiente quanto ao consumo de combustível em relação ao 737 Next Gereration. Albaugh não explicou o quão maior podem ser os novos motores. O motor CFM56-7BE, que atualmente equipam o avião, tem 1,5 metros de diâmetro.
Em junho, o engenheiro-chefe da Boeing, John Hamilton, disse que os novos motores podem ter 1,8 metros de diâmetro. “Nós sabemos que isso pode diminuir o espaço inferior do avião. Com motores maiores, nós temos que estender o trem de pouso do nariz do avião para ganhar um pouco mais de espaço”. Segundo ele, será necessário um acréscimo de 20 cm no trem de pouso nariz do avião para acomodar a turbina.
Durante a conferência, o CEO da Boeing Commercial Airplanes, Jim Albaugh, afirmou as unidades do avião motorizado com o Leap-X deverão ser entregues para a American Airlines a partir de 2018.
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