quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Feliz Natal!!

É com grande alegria que a equipe Spotting Brasil deseja um feliz natal a todos com muita saúde e paz. Lembre-se:  ‎"Voar é para os pássaros, os anjos e alguns poucos homens privilegiados."  Santos Dumont

Abaixo vai um video bem humorado sobre o check de voo do Papai Noel. Aproveitem!!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Acabou o CCF em papel


De acordo com essa notícia recém-publicada no site da ANAC , a partir de 01/01/2012, não vai mais existir o documento do CCF – aquele papel que parece um RG antigo, mas sem foto. Lógico que as inspeções de saúde seguem inalteradas, mas pelo menos o documento virou peça de museu.
Segue abaixo o comunicado da ANAC:

CCF/CMA

A partir de 1º de janeiro de 2012, não serão mais emitidos Certificados de Capacidade Física/Certificados Médicos Aeronáuticos (CCF/CMA) em papel. As informações dos profissionais da aviação que atestam aptidão para o desempenho satisfatório de suas atribuições constarão em sistema informatizado da ANAC.
Assim, todos os candidatos devem possuir Código ANAC para possibilitar a inclusão de seus dados no sistema. Os candidatos que ainda não têm esse código devem obtê-lo  no endereço do SINTAC  (Sistema Integrado de Informações da Aviação Civil) no link “Solicitar Código ANAC”, antes de se apresentarem para a inspeção de saúde.
A mudança objetiva aumentar a segurança e a confiabilidade dos dados, assim como diminuir o tempo de espera de atualização do sistema. Algumas informações como classe, categoria, tipo sanguíneo e fator RH já constam nas Carteiras de Habilitação Técnica (CHT) emitidas a partir de agosto de 2011.