sábado, 23 de julho de 2011

Pantanal encerra operações com aeronaves ATR-42

A companhia aérea regional Pantanal anunciou o encerramento das operações com aeronaves turboélices ATR-42 a partir desta data. Estes aparelhos voavam para as cidades de Araçatuba, Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, em São Paulo, e Juiz de Fora e Uberaba, em Minas Gerais. Em Bauru, está mantida a operação com aeronaves Airbus A319. Em busca de oferecer serviços de mais qualidade e regularidade aos clientes, a companhia optou por concentrar desde já a operação dentro dos padrões da TAM, que já atende diretamente as cidades de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Nas demais cidades, os clientes têm à disposição em voos diretos ou com conexão, os serviços da TRIP, com a qual a TAM mantém acordo de codeshare. Para os clientes que já tinham bilhetes comprados até o próximo dia 31 de julho, poderão também optar pelo reembolso integral da passagem.

Algumas fotos tiradas pela Flap Internacional que nos mostram diferentes tráfegos pelo Brasil



















TAM comemora aniversário de 35 anos

A companhia aérea TAM está completando 35 anos de história neste mês. Para comemorar, foram preparadas diversas ações em homenagem aos clientes e funcionários, além de outras que relembram a trajetória da empresa desde a sua inauguração. A partir de agora, em todos os materiais da TAM (como as embalagens do serviço de bordo e os anúncios publicitários), um selo marca a temporada de comemorações. O interior das janelas de dez aeronaves utilizadas em rotas domésticas também estará especialmente adesivado e haverá menção aos 35 anos nos cabeçotes das poltronas. Na pintura de três ônibus da companhia, que transportam os passageiros entre os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, é possível ler a mensagem oficial de aniversário: "35 anos de Paixão por Voar e Servir. Obrigado por escolher a gente"

TAM introduz check-in sem papel em Belo Horizonte

Até o fim deste mês de julho, a companhia aérea TAM vai testar no Aeroporto de Confins/Belo Horizonte o check-in sem papel, realizado pelo site www.tam.com.br , a partir de qualquer computador ou celular conectado à internet. Em setembro do ano passado, a empresa já havia estreado o serviço nos aeroportos de Ribeirão Preto e de São José do Rio Preto, no interior paulista. O check-in efetuado no site da TAM gera um cartão de embarque eletrônico, com código de barras 2D, enviado por e-mail ou SMS para um dispositivo móvel. Para entrar na sala de embarque, o cliente deve acessar o cartão em seu celular e apresentá-lo ao agente de segurança. A leitura do código é feita diretamente na tela do aparelho, sem necessidade de impressão de papel. Só é preciso ir até o balcão de atendimento da companhia em caso de despacho de bagagens. O check-in sem papel vale para os voos com saída de Confins das 11h50 às 18h, com destino aos aeroportos de Brasília, Vitória, Galeão/Rio de Janeiro e de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo. Além disso, deve ser utilizado entre 72 horas e 2 horas antes do horário de decolagem. 

Avião Revue (revista) disponibiliza alguns papeis de parede.




Azul Cargo se destaca em Viracopos

A Azul Cargo se sobressaiu no transporte de cargas domésticas do aeroporto de Viracopos no primeiro semestre deste ano. Nesse período, a companhia movimentou 72% da carga em Campinas, o equivalente a 3,7 mil toneladas. 
Somente nos primeiros sete meses desse ano, já foram atingiu 77% do resultado de 2010. É fato que a Azul superará a marca do ano passado, em que transportou 4,8 mil toneladas em todo o país.

Azul anuncia estreia em Marília

Marília é o novo destino que fará parte da malha de voos da Azul. A partir dessa sexta-feira (1), a companhia estreará a rota com três voos diários, que decolarão de Viracopos, em Campinas. A nova freqüência terá o ATR 72-200, com tempo médio de viagem de 1h10. A partir de R$ 49 é possível adquirir uma passagem rumo à cidade do interior paulista, e pode ser parcelada em até 10 vezes.

Conheça o novo interior do ATR 72-600

APÓS PERDER VENDAS PARA A AIRBUS, BOEING DECIDE REMOTORIZAR 737

A Boeing planeja remotorizar o avião 737 dentro de três a quatro semanas. A decisão final está sendo tomada com base no tamanho do motor Leap-X CFM Internacional, que será uma nova variante exclusiva de motor para equipar o avião, disse o CEO da Boeing Commercial Airplanes, Jim Albaugh.

“Há uma decisão crítica que estamos tomando, devemos demorar de três a quatro semanas para decidir isso. O tamanho do motor é um fator limitante. Temos quatro opções para decidir”, disse Albaugh durante a conferência na qual a American Airlines anunciou a compra de 460 aviões, sendo 260 da Airbus e 200 do modelo 737 da Boeing, sendo 100 deles na versão remotorizada, que promete ser entre 12% e 15% mais eficiente quanto ao consumo de combustível em relação ao 737 Next Gereration. Albaugh não explicou o quão maior podem ser os novos motores. O motor CFM56-7BE, que atualmente equipam o avião, tem 1,5 metros de diâmetro.

Em junho, o engenheiro-chefe da Boeing, John Hamilton, disse que os novos motores podem ter 1,8 metros de diâmetro. “Nós sabemos que isso pode diminuir o espaço inferior do avião. Com motores maiores, nós temos que estender o trem de pouso do nariz do avião para ganhar um pouco mais de espaço”. Segundo ele, será necessário um acréscimo de 20 cm no trem de pouso nariz do avião para acomodar a turbina.

Durante a conferência, o CEO da Boeing Commercial Airplanes, Jim Albaugh, afirmou as unidades do avião motorizado com o Leap-X deverão ser entregues para a American Airlines a partir de 2018. 

ANAC VAI FINANCIAR 75% DO VALOR DO CURSO PARA FORMAÇÃO DE MECÂNICOS DE VOO

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) vai começar a oferecer, ainda neste ano, bolsas de estudo para mecânicos de voo. A agência vai financiar 75% do valor do curso. Para o próximo ano, a ANAC planeja oferecer bolsas aos pilotos de helicópteros.
De acordo com a assessoria de imprensa da ANAC, ainda não há uma data definida para o início das inscrições para as bolsas, porque as negociações ainda não foram concluídas. Até agora, três escolas se habilitaram a oferecer o curso de mecânico no País, mas este número pode crescer, segundo a assessoria.
Algumas regiões do País têm poucos mecânicos. Segundo o superintendente de Treinamento da ANAC, a intenção é evitar que a falta desses profissionais se torne um problema.

TAM PRETENDE ADQUIRIR ENTRE 15 E 20 AVIÕES DE GRANDE PORTE PARA A PANTANAL E AMPLIAR MALHA DA COMPANHIA

A TAM pretende aumentar a malha e a frota da Pantanal, que deverá iniciar voos para o Nordeste. A informação foi dada nesta segunda-feira (06.07) pelo presidente da companhia, Líbano Barroso, ao portal IG.
Para fazer novas rotas, a companhia pretende adquirir entre 15 e 20 aviões com capacidade para cerca de 150 passageiros. Adquirida pela em dezembro de 2009, a Pantanal opera voos regionais no interior de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, com uma frota de cinco aviões ATR42, de menor porte.
A empresa ainda não escolheu os modelos, mas uma das possibilidades é encomendar aviões da Airbus, que já fornece aeronaves para a TAM. Com a reestruturação, a marca Pantanal será mantida. Segundo Barroso, as rotas atuais serão mantidas, mas a companhia também voará para grandes cidades.

AIRBUS A318 ELITE VIRÁ AO BRASIL PELA PRIMEIRA VEZ DURANTE A LABACE

Cidade de São Paulo deverá se tornar a capital latino-americana da aviação executiva entre os dias 11 e 13 de agosto próximo, quando acontece a Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), principal feira do segmento na região. O evento, que acontece no Aeroporto de Congonhas, costuma reunir os mais modernos e luxuosos jatos executivos, helicópteros e aviões turboélice da indústria. Mas, este ano, o grande destaque da feira será a visita de um convidado ilustre: o Airbus A318 Elite, que vem ao Brasil pela primeira vez. Será uma oportunidade única para que o público brasileiro possa conhecer de perto o mais novo membro da família de jatos executivos da Airbus. Em sua configuração típica, ele comporta de 14 a 19 passageiros, sendo assim capaz de transportar um grupo maior de pessoas do que os grandes jatos executivos intercontinentais, como o Bombardier Global XRS ou o Gulfstream G550. Trata-se de uma aeronave ideal para grandes corporações e comitivas de governos, ou mesmo operadores privados que costumam realizar voos de longa duração e não abrem mão de muito espaço a bordo. Segundo a Airbus, a linha ACJ (Airbus Corporate Jetliners) oferece uma cabine mais larga e mais alta do que qualquer outro jato executivo de corredor único, proporcionando um nível superior de conforto, especialmente em viagens de longo curso

Falta de pilotos

A falta de pilotos para aviões e helicópteros já preocupa a Icao (Organização Internacional de Aviação Civil). No Brasil, a demanda é tanta que companhias estão contratando pilotos recém-formados, ex-integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB) e até “repatriando” brasileiros que foram trabalhar no exteior.


Com a aviação civil comercial aquecida, a previsão é de que nos próximos 20 anos sejam necessárias mais 39.500 aeronaves circulando no planeta. Para isso, as companhias aéreas precisarão contratar mais 460 mil pilotos e 650 mil comissários e técnicos, segundo estudo do fabricante de aviões Boeing. Em 2010, o número de pilotos contratados pelas companhias brasileiras aumentou 23% e o de passageiros transportados subiu 22%.

Hoje, um aluno paga entre R$ 220 a R$ 750 por hora voada, ou seja, a licença de PC (piloto comercial) não sai por menos R$ 80 mil. Após a formação, são contratados como copilotos, com salário mensal de R$ 6 mil a R$ 10 mil. Já a remuneração de um piloto, que é o comandante da aeronave, varia de R$ 12 mil a R$ 25 mil, dependendo da aeronave e da especialização necessária.


Pilotos e instrutores dizem que companhias estão contratando ex-militares e também chegaram a “importar” recentemente brasileiros que foram voar no exterior, principalmente por companhias do Oriente Médio e Ásia, promovendo-os. A contratação de pilotos estrangeiros também é cogitada.  “O País tem condições de suprir a mão de obra, subsidiando a formação. Algumas empresas estão fazendo lobby no Congresso para poder contratar pilotos de fora, do Mercosul ou da África. Mas não precisa importar estrangeiro, isso pode destruir o mercado nacional”, afirma o presidente do conselho nacional de escolas de aviação, Marcus Silva Reis.

LÍDER DOMÉSTICO

O aeroporto internacional de Guarulhos superou em 2010 a oferta doméstica do aeroporto de Congonhas, de acordo com a ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil). Aeroporto exclusivamente doméstico, Congonhas manteve seus 75 mil voos programados, enquanto Guarulhos passou de 65 mil voos domésticos, em 2009, para cerca de 80 mil, em 2010.
Já as operações internacionais de Guarulhos, que ano passado somavam 20 mil voos, chegaram a cerca de 30 mil voos. As companhias brasileiras aumentaram sua participação no aeroporto de Guarulhos e são responsáveis por 82% das operações, em 2010, enquanto em 2009 eram responsáveis por 81,3%.

TRIP RETOMA OPERAÇÕES EM ITAITUBA NO PRÓXIMO DIA 25

A Trip Linhas Aéreas retomará no próximo dia 25 de julho as operações em Itaituba, no Pará. Com a regularização do aeroporto da cidade, a empresa volta a operar a rota Belém – Altamira – Santarém – Itaituba – Parintins – Manaus, que liga o Estado do Pará ao Amazonas com frequências diárias.

A rota será realizada com a aeronave turboélice ATR 72, que tem capacidade para 68 passageiros e é adequada para a operação em pequenos aeroportos.

“Estávamos ansiosos por esse retorno, já que a cidade é carente de acesso por via aérea. Uma vez em Manaus ou Belém, o passageiro de Itaituba estará novamente conectado aos mais de 80 destinos da Trip, o que contribui muito para ampliar o desenvolvimento de toda a região”, afirma o diretor de Marketing e Vendas da TRIP, Evaristo Mascarenhas.

TAM INCLUI MAIS UMA FREQUÊNCIA DIÁRIA NA ROTA QUE LIGA SÃO PAULO E ORLANDO

A TAM Linhas Aéreas vai operar um novo voo diário entre São Paulo e Orlando, dobrando a frequência na rota a partir do dia dois de agosto, para atender à crescente demanda de passageiros entre as duas cidades. Atualmente, a companhia é a única que oferece voos sem escalas, todos os dias, entre Brasil e Orlando.
O trajeto é operado com o Airbus A330 da TAM, que possui 221 assentos que incluem quatro lugares na Primeira Classe, projetados para oferecer a máxima privacidade e conforto do passageiro, 34 assentos na Classe Executiva e 183 na Classe Econômica.
A TAM começou a operar voos entre Brasil e Orlando em novembro de 2008, com 14 frequências semanais entre a cidade norte-americana e São Paulo. A empresa também opera voos para Miami e Nova York.

Aeroporto de Fortaleza recebe licença de instalação para obras de ampliação

A Infraero recebeu nesta terça-feira (19/7), da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a licença ambiental de instalação para as obras de reforma e ampliação do Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE). 
 
      A certificação dá à Infraero permissão para iniciar os trabalhos de melhorias do aeroporto para a Copa do Mundo de 2014, que englobam a ampliação, reforma e modernização do Terminal de Passageiros, a adequação do sistema viário e a ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves e obras complementares. “A licença, além de garantir o início das obras, atesta o atendimento da Infraero à legislação ambiental em vigor”, notou o superintendente do aeroporto, Wellington Santos.
 
      Estão previstos investimentos da ordem de R$ 349,71 milhões para as obras. O planejamento prevê os trabalhos em duas etapas, sendo que a primeira fase estará pronta até o final de 2013, proporcionando aumento de 2,8 milhões na capacidade atual de Fortaleza, passando a 9 milhões de passageiros por ano. A segunda etapa tem previsão de conclusão em 2016 e aumentará a capacidade operacional para 14,2 milhões de passageiros por ano.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Chegada 767 da Rio

A companhem a chegada da aeronave: http://pt.flightaware.com/live/flight/N791AX
E talvez a mesma apareça no radar de Curitiba: http://www.cwbradar.com.br/ 
Lembrando que a visualização pelo radar é melhor pela internet explore.

domingo, 17 de julho de 2011

Novo 767 da Rio linhas aéreas


A aeronave deve chegar a Curitiba ainda esta semana.Informações sobre a chegada da aeronave em Curitiba no site http://tmacuritiba.com/wordpress/foto-do-primeiro-b762f-da-rio/

Concurso da Azul linhas aéreas


Recentemente a Azul lançou um concurso "Sua arte lá em cima" onde qualquer pessoa poderia fazer sua própria pintura para uma avião da Azul e o vencedor teria sua pintura em um avião real da Azul, uma miniatura do avião e o direito de tirar uma foto ao lado de sua obra.O vencedor foi Fernando Cesar de Almeida Guernieri e terá sua pintura em um EMB-195 da Azul até o final do ano.

terça-feira, 12 de julho de 2011

B767-200F da Rio Linhas Aéreas

A Rio Linhas Aéreas está para receber um B767-200F, matrícula PR-IOE (CN 23146, ex-N796AX Airborne Express), recém convertido em cargueiro. A aeronave deixou no último dia 09 a cidade de Telaviv (Israel), onde o serviço foi feito, com destino ao aeroporto de Cincinnatti (CVG), USA. Há rumores de que esta aeronave chegue à sede da empresa, no Afonso Pena, no próximo domingo a tarde ou na segunda-feira.
Fotos da aeronave, nas cores dos antigos operadores:http://www.airliners.net/search/photo.search?cnsearch=23141/108

    segunda-feira, 11 de julho de 2011

    Gol compra Webjet por R$ 96 milhões

    A Gol anunciou nesta sexta-feira a aquisição de 100% do capital social da companhia aérea de tarifas econômicas Webjet, por R$ 96 milhões, sujeito a ajustes. Embora a companhia tenha sido avaliada em R$ 310,7 milhões durante as negociações, o valor final do negócio foi reduzido em razão das dívidas da empresa, estimadas em cerca de R$ 215 milhões. 
    A compra será feita por meio da Varig Linhas Aéreas, empresa controlada pela Gol.

    sábado, 9 de julho de 2011

    Spotting em Brasília

    Como Brasília ganhou a votação nós ainda iremos fazer o spotting no aeroporto e em breve colocaremos as fotos.

    Mais uma vez obrigado pela atenção
    att.
    Equipe Spotting Brasil.

    Bem - Vindos novamente

    O blog foi excluído devido a problemas internos.Mais agora foi reativado e estamos voltando com força total para informa-los sobre o que esta acontecendo nos aeroportos brasileiros!!

    Obrigado pela atenção
    att.
    Equipe Spotter Brasil